O temporal que atinge Santa Maria trouxe uma enxurrada de recordes negativos para cidade. Os 181 milímetros registrados das 9h de quarta-feira às 9h desta quinta-feira é considerado o maior volume de água nos últimos 31 anos no município.
Chuva bloqueia rodovias da região
Conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM), nas 24 horas em questão, Santa Maria só perdeu, no mundo inteiro, para Hatia, cidade localizada em uma ilha de Bangladesh, na Ásia, onde o acumulado foi de 256mm.Além disso, nunca choveu com tanta intensidade nos últimos 15 anos em um período de 10 horas (das 21h de quarta-feira às 6h desta quinta) foram 100mm, segundo o Grupo de Modelagem Atmosférica de Santa Maria (Gruma) da UFSM.
Leia as últimas notícias
De acordo com o meteorologista Gustavo Verardo, que trabalha para a Squitter Ambiental, no dia 15 de abril de 1984, a cidade registrou 182mm um milímetro a mais do que esta quinta-feira. É muita chuva. Se contabilizarmos das 6h de ontem (quarta) até as 13h de hoje (quinta), foram 245mm, segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) quase duas vezes o volume esperado para todo o mês compara Verardo.
"